Guarujá investe em capacitação e fortalece autonomia de mulheres com curso de sabonetes
- jnbnews
- 24 de abr.
- 2 min de leitura

Ideia do curso surgiu a partir da escuta ativa das usuárias do CRAS, que manifestaram o desejo de aprender uma nova habilidade para gerar renda sem precisar sair de casa
Uma manhã de aprendizado, emoção e empoderamento marcou a vida de dezenas de mulheres atendidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Santa Rosa, em Guarujá, nesta quinta-feira (24). O curso de sabonetes artesanais, ministrado com a participação do renomado designer e mestre em cosméticos criativos, Peter Paiva, foi mais do que uma capacitação: foi uma experiência transformadora.
Com duração de quatro horas, o curso teve momentos teóricos e práticos, e proporcionou às participantes contato direto com técnicas de produção de sabonetes aromáticos e criativos. As participantes, em sua maioria mulheres que integram o Programa de Atenção Integral à Família (PAIF), vivenciaram um verdadeiro reencontro com a própria autoestima.
A ideia do curso surgiu a partir da escuta ativa das usuárias do CRAS, especialmente de mães de crianças com deficiência, que manifestaram o desejo de aprender uma nova habilidade para gerar renda sem precisar sair de casa.

“São mulheres com talento para o artesanato, que muitas vezes só precisam de uma oportunidade. A presença do Peter foi a cereja do bolo. O que mais nos surpreendeu com os resultados foi a vontade com que essas usuárias participaram do curso, como elas se realizaram lá dentro. Foi uma coisa fantástica. Mérito de toda a equipe do CRAS, que se dedica à realização de ações como essa”, relatou a coordenadora do CRAS Santa Rosa, Maria Fernanda da Silva.
Mais do que uma oficina, a ação representou uma potente política pública de inclusão produtiva, promovida pela Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas) de Guarujá.
Para o vice-prefeito e secretário da pasta, Toninho Salgado, iniciativas como essa reafirmam o compromisso da gestão em garantir oportunidades reais de transformação social. “Nosso papel enquanto gestão pública é justamente esse: abrir portas, oferecer caminhos e acreditar no potencial de cada pessoa. Ver essas mulheres se descobrindo, se empoderando e sonhando com a possibilidade de gerar renda com o que aprenderam é a maior recompensa que podemos ter”, afirmou.
Sobre Peter Paiva
Peter Paiva tem mais de 1,5 milhão de seguidores nas redes sociais e é referência mundial em saboaria criativa. Com histórias inspiradoras e potencial real de geração de renda, o curso de sabonetes representa um passo importante no fortalecimento da autonomia feminina e na transformação de vidas por meio do conhecimento e da solidariedade.
Créditos: SECOM - Secretaria de Comunicação Prefeitura de Guarujá
コメント